Relatório Focus (Bacen) prevê crescimento maior que o esperado.

Toda segunda-feira o BACEN emite o relatório Focus (aqui), relatório com a compilação, feito na sexta-feira anterior, das projeções dos principais analistas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos.

Nessa segunda-feira, dia 25/11, o relatório focus mostrou maior otimismo para o PIB já para 2019, indo da análise da semana anterior que previa crescimento em 2019 de 0,92% agora prevê que cresceremos em torno de 0,99%. Para 2020 as previsões dessa semana também estão mais otimistas em relação ao crescimento PIB indo de 2,17% no ultimo relatório para 2,20% no de hoje.

Leia também:

LULA ACUSA BOLSONARO DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DE MARIELLE.

Em relação aos índices de inflação, embora continuem continuam baixas, espera-se para o fim do ano um aumento da inflação relativa ao IPCA, de 3,35% para 3,50%. Já para 2020 a previsão segue otimista, espera-se que a a inflação no ano que vem fique em 3,57%, menor que a última análise em 3,58%.

Já a SELIC, os analistas esperam que siga até o fim deste ano dentro do previsto anteriormente em 4,50% e para 2020 as previsões que antes estavam em 4,25% foram revistas e acredita-se que manterão os 4,50% de 2019.

As previsões para 2019 seguem com um crescimento modesto em torno de 1%, revertendo de fato a recessão mas ainda muito aquém do que o país precisa para viver. Embora em 2020 o crescimento previsto ainda seja de 2,20%, percebe-se que as projeções vem melhorando consistentemente. É possível um crescimento maior com aumento de investimentos o que este blog sendo liberal, se opõem frontalmente.

Veja também:

Abolicionista, liberal, monarquista e 1º engenheiro negro

Estamos indo pelo caminho certo. Políticas desenvolvimentistas trariam um aumento dos gastos públicos e consequentemente a retirada de recursos de setores produtivos, e pior, do cidadão, para custear o crescimento de atores privilegiados pelo poder público, ou seja, o velho capitalismo de compadrio.

Crescimento sólido é o que o país precisa. Crescimento de longo prazo, e por isso consideramos, ao contrário do que dizem as empresas de desinformação, os resultados desse ano muito bons, tendo em vista as dificuldades várias no campo político, econômico e as reformas que precisam ser feitas para um crescimento mais acelerado e sólido, com menção especial para o pacote econômico entregue ao senado e a reforma tributária.

Saiba mais:

O Foro “Imaginário” de São Paulo e Lula Livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s