Relatório Focus: Aumento no preço da carne puxa PIB e inflação.

Toda segunda-feira o Mindinho de Prosa traz o resumo do Relatório de Mercado Focus do Banco Central, caso queira ver o relatório na íntegra clique aqui.

Com o aumento abrupto na exportação de carne bovina para China por conta do surto de de gripe suína, o preço da carne no Brasil aumentou, ao mesmo passo que a receita do setor.

O resultado de qualquer aumento na demanda será positivo no sentido de que aumentará a arredação para o país, geração de emprego e renda. Mas um efeito esperado em todo cenário que favorece a exportação de forma abrupta seria a ocorrência de inflação nos bens subitamente demandados.

A previsão revista do relatório Focus dessa semana para 2020 é de aumento no crescimento do PIB de 2,20% para 2,22% e a inflação, segundo o IPCA, espera-se que seja de 3,60%, a previsão anterior era de 3,57%. A previsão da taxa SELIC segue estável em 4,50%. Já as previsões para a inflação para o fim do ano de 2019 fora revistas de 3,50% para 3,61%.

A análise é que as projeções continuam prevendo uma inflação controlada, taxas de juros baixas e um crescimento do PIB em torno de 1% em 2019 e 2,22% em 2020 o que sinaliza uma aceleração do crescimento econômico.

Nesse cenário, a expectativa é que, com as medidas liberais adotadas pelo governo e que vem sendo aprovadas pelo congresso, o cenário melhore mais e o crescimento possa ser ainda maior em 2020.


Veja também:

A FOLHA MENTE: O GOVERNO FEDERAL NÃO PROIBIU SUA PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s