Relatório Focus: Fim de ano mais otimista.

No Relatório Focus liberado nessa segunda-feira (íntegra aqui) , o BACEN traz as atualizações das previsões compiladas dos analistas para o ano de 2019 e 2020 na mesma tendência que vieram as últimas.

As expectativas para 2019 foram reajustas esperando um crescimento do PIB ligeiramente maior, para 1,12%, 0,02% maior que a previsão dada no relatório da semana anterior. Já o IPCA espera-se que a inflação pra o consumidor amplo fique em 3,92%, 0,06% acima da última previsão.

O cenário segue mais otimista para 2020, espera-se o IPCA para o ano que vem ligeiramente(0,01%) menor que a última previsão, em 3,60% e o crescimento do PIB também 0,01% maior, em 2,25%.

As projeções para a SELIC seguem na mínima histórica em 4,5%.

A expectativa do mercado é positiva, considerando que esse ano o crescimento projetado chegou a ser 0,8%. Ainda assim patamares ligeiramente acima de 1,0% estão aquém do necessário para retomarmos os patamares pré-crise.

Os resultados do agronegócio, indústria, serviços e consumo das famílias puxam essa melhora, podem significar um crescimento maior que o previsto para os próximos anos, especialmente se associados às reformas liberais que estão por vir.


Veja Também

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s